sexta-feira, 16 de novembro de 2012

AS PINTURAS METAFÓRICAS DE DAVID LINN





David Linn nasceu na Califórnia e, como ele mesmo costuma dizer, começou a pintar logo após seu nascimento.

É mestre em pintura pela Brigham Young University e atualmente reside no sopé de uma montanha em Utah com sua esposa e seus três filhos.


David Linn é considerado um artista cuja obra apresenta imagens simbolistas de grande impacto. Ele explora temas metafísicos como a passagem espiritual através de ambientes simbólicos e desertos. 







Em suas pinturas David Linn gosta de lidar com o que é invisível, com imagens carregadas de simbolismos e metáforas.

Outro tipo de imagem marcante no trabalho de Linn é a figura solitária do sexo masculino, geralmente envolvida em algum tipo de atividade cerimoniosa enigmática. As faces são obscurecidas ou de difícil reconhecimento e representa alguma figura universal em busca do seu caminho.













Para Linn, a importância dessas imagens não significa apenas trazer uma capacidade de retratar visualmente facetas invisíveis da nossa existência, mas também mostrar a variedade de formas com que os seres humanos se conectam à elas.








 Essa introspecção pode desencadear alguns questionamentos do espectador curioso e observador ou gerar uma sensação de calma, mesmo quando algum tipo de atividade está ocorrendo.


























 "Tantas coisas transcendem o mundo visual, o mundo físico e eu quero sugerir a existência de mundos invisíveis que são mais significativos do que o que ocupa grande parte de nossas vidas diárias. Isso não é uma negação do mundo material, mas sim um lembrete de que há mais do que isso." - David Linn











"Eu crio imagens que parecem enigmáticas ou estranhas para o espectador, mas para mim elas fazem todo o sentido. As coisas que eu percebo e sinto desafiam a explicação verbal e trazem uma imagem com vários significados. O mundo em que vivemos não é apenas um mundo natural, mas um mundo que também foi fabricado e construído ao longo de milhares de anos por interferências históricas e humanas", diz Linn.















 "Meu trabalho nasce de uma necessidade de articular por mim mesmo o terreno de minha própria passagem pela mortalidade e explorar os acontecimentos e as implicações da existência espiritual do homem e da viagem que cria profundas correntes fluindo abaixo do mundo observável." - David Linn

 










Os mundos simbólicos internos e ambientes de minhas pinturas parecem às vezes mais real para mim do que o meu ambiente físico, porque eles são a prova para mim daquilo que se faz sentir de forma mais aguda.






















As pinturas se tornam objetos de devoção pessoal, evidência de um processo que é verbalmente inexprimível. Meu trabalho tem evoluído para uma meditação sobre temas de pesquisa, passagem, e purificação através destes lugares internos - uma paisagem onde os eventos e objetos assumem múltiplas camadas de significado simbólico e cerimonial de ações que ocorrem no entorno, na natureza.
















"O título desta exposição é Substância do Invisível, e, como na maior parte do meu trabalho, lida com o que é invisível a olho nu, mas traz marcas da passagem, comum a todos, através da mortalidade." David Linn










"Sinto-me profundamente sintonizado com essas facetas invisíveis da nossa existência, e é por isso que eu faço o que eu faço. Minha arte é uma evidência para mim mesmo do que eu não posso ver, mas sinto intensamente. " - DAVID LINN





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...