domingo, 30 de março de 2014

Uma obra foge ao controle de seu criador e ganha vida própria





Uma obra foge ao controle de seu criador e ganha vida própria,

ela passa a pertencer ao mundo.




"Rosie the Riveter" é a gravura de publicidade americana, popularmente conhecida no mundo como: We Can Do It!,(Nós podemos fazer!), que representava a mulher trabalhadora e operária dos EUA na época da  Segunda Guerra Mundial .




"Rosie the Riveter"\( Rosie a rebitadora ) é o nome de um personagem fictício que simboliza milhões de mulheres reais que encheram as fábricas da América e estaleiros durante a Segunda Guerra Mundial. 

Nos últimos anos, Rosie também se tornou uma imagem icônica americana na luta para ampliar os direitos civis das mulheres.










Após o bombardeio japonês a Pearl Harbor em dezembro de 1941 e a participação plena dos EUA na Segunda Guerra Mundial, a força de trabalho masculina foi esgotada para preencher as fileiras do exército dos EUA. Isto veio justamente num momento em que a demanda de munições das fábricas disparou. O governo dos EUA, com a ajuda de agências de publicidade, tais como J. Walter Thompson, montou extensas campanhas para incentivar as mulheres a participar da força de trabalho.







Revistas e cartazes desempenharam um papel fundamental no esforço para recrutar mulheres para a força de trabalho em tempo de guerra.





                               Cenas do filme Pearl Harbor











Westinghouse Posters


Em 1942, o artista Pittsburgh J. Howard Miller foi contratado pela Comissão Coordenadora de Produção de Guerra da empresa de Westinghouse para criar uma série de cartazes para a campanha de guerra. Um desses cartazes tornou-se  famoso: We CAN DO IT! ( "nós podemos fazê-lo!" ).






WE CAN DO IT, uma imagem de um cartaz que, anos mais tarde, também se tornaria "Rosie the Riveter" ( Rosie a rebitadora ), embora originalmente sua criação não se tenha destinado ao símbolo que hoje ela representa. Uma obra foge ao controle de seu criador e ganha vida própria, ela passa a pertencer ao mundo.







Miller baseou seu cartaz "We Can Do It!" em uma fotografia da operária da United Press de Michigan, Geraldine Doyle. Sua intenção era ajudar a recrutar mulheres para se juntar à força de trabalho. Na época do lançamento do cartaz o nome "Rosie" não foi associado com a imagem. O cartaz - um dos muitos na série Westinghouse de Miller - não foi inicialmente associado muito além do que a uma fábrica de Midwest Westinghouse, onde foi exposto por duas semanas em fevereiro de 1942. Foi somente mais tarde, por volta de 1970 e 1980, que o cartaz de Miller foi redescoberto e tornou-se famoso. 




Inicialmente, a criação do poster de Howard Miller foi uma maneira de atrair as mulheres americanas ao trabalho, enquanto a força operária daquele país, os homens, estava em combate, na Segunda Guerra Mundial.




Aproximadamente, foram seis milhões de mulheres que atenderam ao chamado e entraram no mercado de trabalho durante os anos de guerra.





A gravura se espalhou , cresceu e se tornou um ícone de igualdade das mulheres.

"Rosie, a Rebitadeira" se tornou um emblema duradouro e um clássico instantâneo, não só usado nos tempo da guerra , mas também adotado por movimentos dos direitos das mulheres, dos anos 1960 e 1970.

Até uma canção foi feita na época, por Red Evans e John Jacob Loeb, com o mesmo nome da gravura. 





ROSIE THE RIVETER  BY  THE FOUR  VAGABONDS















Em 1999, os EUA Postal Service criou um selo postal We Can Do It








Geraldine Hoff Doyle



Uma mulher real serviu como modelo e inspiração para a arte, ela chamava-se Geraldine Hoff Doyle.

Geraldine , a inspiração para "Rosie the Riveter", morreu em 2010 com 86 anos de idade, devido a complicações de artrite.





A história  de" Rosie the Riveter", começou na década de 1940, quando Geraldine Doyle tinha 17 anos e estava trabalhando em uma fábrica de metais em Ann Arbor, Michigan. Um fotógrafo do  United Press International  em visita a fábrica de metais tirou uma foto da moça no trabalhando.




Depois da criação de Howard Miller veio a versão de Rosie The Riveter  criada pelo renomado artista Norman Rockwell




"Rosie, a Rebitadeira" também foi feita em outra interpretação, desta vez pelo renomado artista Norman Rockwell e foi destaque no Saturday Evening Post em 1943. 


Em última análise, o conceito artístico-sócio-político de "Rosie, a Rebitadeira" passou a representar todas as trabalhadoras de fábricas (operárias) do sexo feminino na época.




Washington Post escreveu : "Para milhões de americanos ao longo das décadas, desde a Segunda Guerra Mundial, a morena deslumbrante com a bandana de bolinhas vermelha e branca era Rosie, a Rebitadeira".


Infelizmente, por décadas Doyle não teve ideia, de que sua imagem foi usada na  gravura original.

Geraldine Doyle , só teve conhecimento da existência da gravura em 1982, quando, ao folhear uma revista, viu uma fotografia dela e reconheceu a si mesma. Sua filha disse que o rosto no cartaz era de sua mãe, mas que os músculos não. Os músculos foram invenção e inspiração para a gravura "Rosie, a Rebitadeira", feito pelo artista, J. Howard Miller.





























Enquanto muitos lucraram e ganharam dinheiro com sua imagem (camisetas, cartazes, botons, revistas, selos, música, etc...), Geraldine Doyle não ganhou nenhum centavo dos exploradores de sua imagem; mesmo assim, Geraldine, ficou feliz ao saber que serviu de inspiração para tantas mulheres durante décadas , como também foi símbolo de força,luta, igualdade entre os sexos e um ícone dos direitos das mulheres!

A obra de Howard Miller ganhou vida própria e fez a cabeça de muitas gerações provando que a arte foge ao controle de seu criador. 





Rosie The Riveter ganhou o mundo e foi usada para todos os fins imagináveis.





























                                                                 FRIDA  KALO


























RITA  LEE   -  TODAS  AS  MULHERES  DO  MUNDO  -  CRIADO  POR TORRES MATRICE





Este vídeo tem por único objetivo ilustrar de forma humorada  a canção de Rita Lee com intertextualidades ( paródias ) sobre a obra original de Howard Miller e fazer uma homenagem às mulheres que transformaram a sociedade com seu trabalho e venceram os preconceitos estabelecidos.



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